Textos


Páscoa Transformadora.
 
Novamente chegamos à festa da páscoa; um momento dedicado à reflexão que visa chamar a atenção do homem para a necessidade de renovação, transformação e libertação. A páscoa é uma celebração importante no mundo, independente do sentido religioso e dos diferentes símbolos que a ela são associados. É um símbolo de passagem; de mudança de estágio; de atitude, especialmente de comportamentos internos.
Precisamos ver na festa da páscoa a sua verdadeira mensagem, que vai além do feriado, da religiosidade e dos chocolates. A verdadeira mensagem da páscoa é de mudança, uma mudança que teve e sempre terá como exemplo a ressurreição, a transformação do modo de ver e viver a vida. Os primeiros passos devem ser os de perceber que é necessário mudar, desejar a mudança e agir para que finalmente a transformação possa ocorrer. Esse processo de transformação inicia-se no próprio íntimo refletindo externamente no comportamento diário, e posteriormente vai se expandindo e contaminando os que nos cercam, para finalmente atingir a sociedade.
Constantemente somos convidados a fazer a renovação da páscoa, basta prestar atenção nas atitudes indevidas que praticamos frequentemente, sem nos darmos conta da fútil ou da total falta de razão pela qual as praticamos. Uma auto-observação mais atenta, somada a vontade de mudar pode transformar esses momentos em dias mais felizes, possibilitando-nos uma renovação diária.
Assim como a páscoa é um convite à renovação interna, ela também nos faz um chamamento para agirmos com maior empenho e transformarmos a realidade de toda a humanidade. Neste sentido não podemos nos excluir da responsabilidade de ajudarmos a construir um mundo mais justo e solidário. Os desafios se apresentam com maior freqüência e intensidade, exigindo-nos envolvimento, participação e ação imediata, uma vez que se acumulam diante da nossa porta, muitas questões que ameaçam o futuro de toda a humanidade. Portanto, não podemos mais ficar alheio às questões ambientais, a fome, a miséria, entre outros fatos relevantes.
A crise econômica atual é uma oportunidade de renovação, porém não esta sendo vista como tal, pois as alternativas propostas visam somente restabelecer o funcionamento dos mesmos mecanismos. Necessitamos de transformações mais profundas, voltadas ao renascer da humanidade, através da valorização da vida humana, do seu habitat e de todos os valores verdadeiramente humanos. Restabelecer os sistemas de produção, baseados na extração dos recursos naturais sem observar o desgaste do planeta e o consequente acumulo de lixo, compromete a existência de todos. Novas alternativas precisam ser viabilizadas, a fim de garantirmos a prosperidade de todos de forma menos selvagem. Somente comprometidos com a felicidade e bem estar de todos, poderemos realizar a verdadeira renovação que a páscoa propõe. Isso permitirá o resgate da solidariedade, do amor e da caridade que levarão a verdadeira ressurreição de todo o planeta.
Esta páscoa planetária só será possível, se houver o comprometimento de todos na busca de novas soluções para os velhos problemas, mas a verdadeira transformação exige uma consciência ampliada, na qual não cabem os rótulos atuais e sim a pluralidade de ideias. Esta renovação faz-se necessária primeiramente em nós mesmos, para assumirmos definitivamente nosso papel na condução do próprio destino e de toda a sociedade. A integridade intelectual de nossos lideres deve ser exigida de forma que interesses e manipulações para benefício de poucos deixem de existir. Dentre os muitos e até infinitos significados pessoais, a páscoa também significa responsabilidade, a responsabilidade de fazer acontecer, de assumir uma postura renovadora que represente o verdadeiro sentido da páscoa. Não podemos nos excluir deste processo, pois a omissão somente fortalece o caos que se aproxima. Embora o tempo seja escasso e exija ação imediata ainda é possível, organizar os novos rumos que nos conduzam a alcançar e desejar o bem maior espontaneamente.
Todo simbolismo e significado da páscoa que fortalece historicamente importantes valores da humanidade necessitam ser ampliado, ir além da pregação devocional, para que possamos alcançar um estágio superior na nossa existência. Não podemos esperar a ressurreição para acessarmos o paraíso; é preciso construí-lo através da ressurreição em vida, que é a verdadeira páscoa possível a todos. A mudança não pode esperar, as conseqüências obedecem às causas, a evolução não para, pelo contrário, exige que caminhemos, pois ficar esperando é ficar para trás e morrer lentamente desperdiçando a oportunidade de renascer para uma vida mais plena. Feliz Páscoa!

Outros textos de Páscoa Clique Aqui
Páscoa; Reunificação de Corpo e Espirito
Páscoa um novo tempo
As Páscoas
 
Jair A Pauletto
Enviado por Jair A Pauletto em 07/04/2009
Alterado em 23/03/2016


Comentários