Jair A. Pauletto
O Singular do Plural
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links
Textos

O Anel Depois do Sim

 

Ela alisava o anel

como quem toca uma estrela recém-caída

e ainda não sabe

se agradece ao céu

ou ao homem tremendo

do outro lado da mesa.

 

A sobremesa já tinha virado lembrança.

O vinho descansava no fundo da taça,

com aquela elegância dos cúmplices

que viram tudo

e fingem discrição.

 

A mesa estava quase perfeita:

duas velas menores,

um guardanapo vencido pela emoção,

talheres em paz depois da guerra,

e um prato com migalhas de bolo

fazendo o papel honesto

de testemunha ocular da felicidade.

 

Ela sorria.

 

Não um sorriso qualquer.

Era desses que deixam o ambiente

com cara de que Deus passou ali,

esqueceu a luz acesa

e saiu assobiando.

 

Ele tentava parecer calmo,

mas por dentro ainda havia

uma comissão de emergência

contando batimentos,

revisando protocolos

e perguntando quem autorizou

o coração a quase sair pela boca

sem crachá.

 

Antes disso,

ela tinha dito sim.

 

Mas não disse como quem responde.

Disse como quem abre uma janela

numa casa que esperou anos

pela primeira manhã.

 

A palavra saiu pequena,

quase simples demais

para carregar tanto universo.

 

Sim.

 

E, nesse instante,

o restaurante inteiro ficou fora de foco.

O garçom virou névoa.

A música virou bênção.

A cadeira ficou mais leve.

Até a conta, aquela velha assassina de romances,

teve a decência

de não aparecer ainda.

 

Antes disso,

ele estava de joelhos.

 

Não como príncipe de conto antigo,

mas como homem de verdade:

um pouco torto,

um pouco pálido,

com a coragem tentando manter a gravata no lugar

e a voz fazendo greve parcial.

 

A caixinha abriu.

 

Dentro dela,

não havia apenas um anel.

Havia todas as conversas,

todos os silêncios,

todas as vezes em que ele pensou nela

sem avisar ninguém,

todas as saudades clandestinas,

todos os planos que fingiam ser pequenos

para não assustar o futuro.

 

Ele tentou dizer algo bonito.

 

Claro que tentou.

 

Mas o amor, quando percebe que chegou sua hora,

costuma derrubar metade do discurso

no chão da alma.

 

Então ele disse o essencial,

com a voz meio humana,

meio terremoto:

 

— Eu não quero apenas passar pela tua vida.

Quero construir uma casa dentro dela.

 

Antes disso,

veio o jantar.

 

O molho parecia ter ensaiado.

O pão estava no ponto.

A massa abraçava o prato

com mais competência emocional

do que muitos casais conhecidos.

 

Ela ria das pequenas histórias dele,

sem saber que, no bolso,

uma caixinha esperava

como uma bomba de eternidade

embrulhada em veludo.

 

Cada vez que ela levava a taça aos lábios,

ele pensava:

 

“agora.”

 

Mas não era agora.

 

Cada vez que ela ajeitava o cabelo,

ele pensava:

 

“agora.”

 

Também não.

 

Quando ela perguntou

por que ele estava tão quieto,

ele quase respondeu:

 

“porque tem um futuro no meu bolso

fazendo barulho.”

 

Mas apenas sorriu

com a naturalidade suspeita

de quem está cometendo

um crime de amor premeditado.

 

Antes disso,

ele havia escolhido a mesa.

 

Queria uma perto da janela,

mas não muito perto.

Com luz bonita,

mas não dramática demais.

Com música,

mas sem violino suficiente

para denunciar o golpe.

 

O garçom perguntou:

— Ocasião especial?

 

Ele respondeu:

— Talvez.

 

Esse “talvez” carregava mais eletricidade

do que poste em temporal.

 

Antes disso,

ele escolhera o anel.

 

Olhou tantos modelos

que já não sabia

se procurava uma joia,

uma profecia

ou uma pequena peça metálica

capaz de dizer o que sua boca

vivia adiando por excesso de amor.

 

A vendedora explicou quilates,

brilhos, lapidações.

 

Ele escutava, sério,

mas só pensava

no dedo dela.

 

Não no dedo como detalhe,

mas como destino.

 

Queria algo que dissesse:

“eu te vejo.”

Algo que não gritasse riqueza,

mas permanência.

Algo discreto, bonito, firme,

como certas promessas

que não precisam levantar a voz

para serem eternas.

 

Antes disso,

veio a ansiedade.

 

Ah, a ansiedade.

 

Essa cozinheira descontrolada

que coloca pimenta no pensamento,

sal demais na respiração

e ainda pergunta

por que o peito está fervendo.

 

Ele ensaiou diante do espelho.

Errou.

Recomeçou.

Achou tudo ridículo.

Depois achou lindo.

Depois achou ridículo de novo,

porque homem apaixonado

é um pêndulo vestido de gente.

 

Pensou em falar de destino.

Pareceu exagero.

 

Pensou em falar de futuro.

Pareceu pouco.

 

Pensou em dizer apenas:

“fica.”

 

Mas “fica” era pequeno demais

para o tamanho da vontade

de envelhecer ao lado dela

discutindo coisas profundas,

como o ponto do café,

a melhor marca de pão,

e quem deixou a luz da cozinha acesa.

 

Antes disso tudo,

houve o primeiro pensamento.

 

Veio numa manhã comum,

sem música,

sem cena perfeita,

sem anúncio celestial.

 

Ela apenas sorriu

enquanto fazia alguma coisa simples,

talvez prendendo o cabelo,

talvez olhando pela janela,

talvez existindo

com aquela naturalidade perigosa

de quem muda a vida de alguém

sem preencher requerimento.

 

E ele soube.

 

Não com a cabeça.

A cabeça pediu prazo,

documentos, garantias,

projeção financeira

e uma reunião para a próxima terça.

 

Mas o coração,

esse irresponsável luminoso,

já tinha assinado embaixo.

 

Foi ali que ele pensou:

 

“é ela.”

 

E depois,

com medo, ternura, riso, susto

e uma coragem que ainda não sabia usar terno:

 

“um dia,

eu vou pedir a mão dessa mulher.”

 

E o mais bonito

é que aquele dia,

sem que ela soubesse,

já tinha começado.

Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 17/07/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links