Jair A. Pauletto
O Singular do Plural
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links
Textos
O Humor

A seriedade, amplamente entendida como sinônimo de excelência moral. Probidade e retidão, geralmente são atribuídas à determinada pessoa para exaltar-lhe a importância e sua qualidade.
O Humor ao contrário, é considerado uma futilidade, algo menor que beira a desqualificação, a irresponsabilidade.
Ser bem humorado não impede de sermos sérios e sinceros no que diz respeito a nossas vidas, ao trabalho, a família, as responsabilidades.
Como é melancólico e triste o ser humano sem humor. Mais triste e desagradável ainda é quem confunde humor com ironia.
Ironia é o riso da maldade, o riso que se leva a sério, que destrói. É o riso zombeteiro, sarcástico e que fere como se fosse uma metralhadora. É a seriedade que só vê o ridículo. É a pequenez na sua forma mais pejorativa.
Já o humor, ele é alegre, ri de si, é empático, amplia horizontes, aproxima e acrescenta. Deve ser cultivado, valorizado e ampliado na nossa vida. O humor é a pura alegria, é o que faz vibrar as emoções, é o que faz parte do amor.
Quem não tem humor não é otimista e não vê a vida como uma oportunidade, como um contentamento, e sim, como um sacrifício. São exemplos de pessoas negativas e de espírito fechado.
Quem de nós já não encontrou aquele colega de trabalho, amigo ou conhecido, que parece estar sempre com aquela nuvem preta sobre a cabeça. Para ele nada dá certo, tudo é triste e muito, mas muito difícil. É o caso de, se você ficar algum tempo ao lado dessa pessoa, é capaz de também se tornar um alvo perfeito para ser arrastado pro fundo do poço. E, nesse caso, não haverá nada que possa ser dito que o mova daquele estado. O pior de tudo, é que são esses que se consideram sérios e realistas. Confundem humor com ironia.
Conviver com essas pessoas é caminhar com destino à tristeza, o desânimo, e a amargura. Pois, nos contagiam e ao mesmo tempo ficam felizes em nos puxar para baixo. Depois simplesmente dizem: “viu só, eu te falei, a vida é assim mesmo.”
Quando encontrar um desses, por favor, ajude, mas não mais que duas vezes, porque você correrá o risco de ser sugado para seu poço, fundo e escuro.
Diante disso, procure conservar a alegria e o bom humor. São essenciais para tornar nossa vida mais leve e muito mais feliz.
O humor contagia e transmuta a tristeza em alegria, e o ódio em amor. O humor nos eleva como seres humanos mais felizes.
Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 24/02/2007
Alterado em 22/04/2007
Comentários
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links