Amigos
Amigos são aquelas pessoas especiais que podemos contar nos momentos difíceis. Essa é a maneira mais usual de definir os amigos, no entanto, amigos têm muitos e de muitos tipos, para várias situações.. .
Há aqueles, que encontramos diariamente e se situam no limite de amigo a colega. Os que nem conhecemos pessoalmente, mas sentimos sua falta quando não enviam um recadinho. Há ainda, aqueles que estão presentes diariamente e não cansamos de estar com eles, ou os que raramente vemos, mas sabemos que estão sempre ao nosso lado. Assim, há uma infinidade de tipos de amigos, que nos fazem sentir queridos, especiais, e que tornam o nosso viver melhor.
Entretanto, há os raros, raríssimos que estão sempre presentes, e, com os quais, estabelecemos uma sintonia capaz de identificar aquela pequena alteração de humor ou indisposição que sentimos. São os que nos trazem a palavra certa num momento de risco, isto é, não deixam você baixar sua vibração. Parecem adivinhar exatamente o que se passa no nosso interior.
São capazes de aceitar com discernimento, compreensão e continuando a nos querer bem, apesar dos nossos defeitos e falhas, que são inúmeros e que nós mesmos só enxergamos em parte, quando conseguimos ter isenção suficiente e humildade bastante para perceber e admitir os nossos erros, males e equívocos.
Esses, são amigos autênticas e capazes de discordar de nossos posicionamentos ou idéias com absoluta sinceridade, se entendê-las equivocadas, apontando outros rumos e apresentando novos argumentos, com o objetivo exclusivo de ser útil e de nos auxiliar. Conseguem ser sempre verdadeiros, fraternais e bondosos. São, por igual, os que ficam felizes quando alcançamos o bem-estar físico, familiar e material, quando conquistado com trabalho, disciplina e esforço, assim como vibram alegremente com o nosso progresso intelectual e, sobretudo, moral.
Rosi, que não é flor, mas que também é cheirosa e aveludada, é uma dessas pessoas especiais e raras. Vive ajudando a tornar-nos pessoas melhores, mais humanas e iluminadas.
É daqueles amigos que prestam atenção nas pessoas e descobrem o que você gosta e precisa. Preocupam-se, e estão sempre viabilizando seu bem estar sem nenhum interesse e sem invadir sua privacidade, simplesmente fazem o bem a quem quer bem.
Amigos assim, surgem especialmente nos locais de trabalho, pois é nele onde concentramos grande parte do dia. Eles se tornam mais próximos e especiais, pois convivem no mesmo ambiente profissional e estão sempre por perto para ajudar a ultrapassar qualquer obstáculo, mais próximos até mesmo de outras pessoas amadas, como familiares, namorada, esposa ou filhos.
São amigos como Rosi e muitos outros que, seja através de palavras, e-mail, ações, ou um simples “torpedo”, estão sempre passando aquela energia que está nos faltando, tornando com isso, nosso dia melhor.
Assim como vocês, caríssimos leitores. Pois, embora não os declare ou os procure, saibam que também fazem parte da relação dos meus amigos e da minha vida.
Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 28/12/2006
Alterado em 10/04/2007