Siga em frente, não desista.
Alguns momentos na vida parecem não fazer sentido.Tudo transcorre dentro da mais monótona normalidade, a rotina vai se fortalecendo e os dias passam tristemente. Com o passar do tempo, chega a desmotivação e em seguida a depressão. Pronto, está formado o alicerce para a infelicidade. Tudo fica sem graça e, apesar de não haver graves problemas a insatisfação passa a ditar o comportamento. A tristeza que se instala parece não fazer sentido, afinal, a vida esta organizada e estável. Consequentemente sem altos e baixos, ou seja, morna e sem sentido. Não faz sentido alguém viver apenas para ver o tempo passar, para esperar os filhos e netos crescerem, ou ainda só para pagar as contas. A vida precisa ser celebrada, vivida com entusiasmo, superando desafios e realizando sonhos.
Quando se fala em realizar sonhos ousar e transformar a realidade, muitos chegam a nos chamar sonhadores, iludidos ou, como dizia meu tio, de lunáticos. Mas, não é nada disso, é apenas a expressão da capacidade que existe em cada um de nós, a que nos foi presenteada por Deus. Trata-se do poder contido no interior de cada um de nós, e que precisa ser utilizada.
Este poder interno é capaz de nos mover em qualquer situação, assim como pra qualquer direção. Portanto, quando se trata de despertar este poder devemos primeiro desenvolver a consciência que o verdadeiro sentido de ele existir é para que o usemos para fazer o bem que naturalmente nos aproximará da felicidade. Claro que fazer o bem não garante a felicidade, aliás, muitas pessoas são infelizes por acreditar que tem que fazer tudo para os outros e esquecem de si mesmos. É preciso compreender-se e equilibrar as ações de bem estar próprio com o fazer o bem ao próximo.
Encontrar um sentido maior para viver é fundamental para fugir da depressão. A procura deve começar dentro de nós, identificando quais valores queremos solidificar e principalmente acessar o plano que elaboramos para viver neste mundo. Executar esse plano é estar satisfeito consigo mesmo, mesmo que diante de constantes aborrecimentos. Um trabalho individual é muitas vezes difícil de ser feito, mas é fundamental para encontrar um sentido par a vida.
Grande parte das pessoas já fez esse trabalho, acessou sua missão, quase sempre inconscientemente, e vem desenvolvendo sua caminhada com naturalidade e confiando, mesmo cercada de obstáculos e frustrações. Alguns têm dificuldade em seguir seu plano de vida, mas toma as régias do seu destino e constrói um novo roteiro para a própria vida, fazendo aprendizados maiores e avança no seu desenvolvimento individual. Outros ficam presos a um emaranhado de dúvidas e estacionam, regredindo em seu desenvolvimento, atraindo os velhos vícios e toda a miséria e infortúnios para suas vidas.
Estar atento aos rumos da própria vida, tomando a rédeas do destino é um ato de coragem necessário para não se entregar às tentações da acomodação. Quando nos entregamos à acomodação a vida passa a não fazer sentido, pois ao longo dos dias a insatisfação se instala. Aliás, é com o passar do tempo que despertamos, e invariavelmente um dia todos despertamos, o problema é que às vezes estamos tão acomodados que não estamos dispostos a fazer o esforço necessário para a mudança.
É, também, com o passar do tempo que identificamos nossos erros, nossas fraquezas e deficiências. Mais uma vez a dificuldade é ter a força necessária para superá-los, o que ocorre de maneira geral, é um longo período de conflito interno com constantes batalhas entre o errado, representado pelas nossas fraquezas e vícios e o que passamos a considerar correto. Nesta guerra, o importante é ter fé e disciplina, e mesmo que se perca algumas batalhas, não desanimar. È de fundamental importância descobrir o poder do autoperdão e manter a confiança em si mesmo. Mudar ou dar sentido a vida apática requer dedicação, mas tenha a certeza que cada pequeno esforço será recompensado e alinhado às energias do universo que sempre conspiram a seu favor. Manter a fé seguir em frente é a forma mais rápida de superar qualquer obstáculo que possa surgir. Portanto, desenvolva sua fé, sua religiosidade, espiritualidade, apegue-se a Deus e siga em frente que logo tudo tomará sentido.
Quando a vida parece não ter sentido é hora de tomar o comando e mudar o próprio comportamento, principalmente o interno. Desenvolver a fé e a confiança em si mesmo, acreditando que a vida presente é a preparação para uma vida futura prometida por Jesus. Entregar-se ao lamento e a acomodação é mais que desacreditar das próprias capacidades e não acreditar em Deus.
A vida morna é chata e enjoativa, mesmo que às vezes a desejemos para acalmar a correria, então, fuja dela. Aprenda a encontrar nas adversidades as oportunidades para crescer e ser mais feliz, satisfeito com seu desenvolvimento e aprendizado evolutivo, pois a vida futura esta fundamentada nos atos do presente. O presente é tudo o que temos para provar as delícias da vida. Aproveite a oportunidade e viva uma vida melhor. Boa semana.
Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 09/09/2010
Alterado em 09/09/2010