Jair A. Pauletto
O Singular do Plural
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links
Textos
Pai é tudo de bom.
 
Independente de idade, tamanho, personalidade, condição física ou psicológica, todos, em algum momento da vida, se colocam diante de uma confusão, uma dificuldade ou um problema qualquer. Esse momento difícil, às vezes de desespero, quando as alternativas ficam escassas e a possibilidade de solução parece ser nula, vislumbramos alguma esperança de solução ou um pouco de conforto na figura do pai.
Alguns rogam ao pai do céu, outros correm para os braços do pai da terra ou quase todos fazem as duas coisas. Por que isso? Para encontrarem a força, o conforto, a esperança e o amor que precisam para seguir em frente, para resolver o problema ou simplesmente para aliviarem o sofrimento.No final, o problema pode até não se resolver, mas sentem-se mais felizes e reconfortados. Portanto, sem nenhum exagero, podemos afirmar que o pai é insubstituível ou como os jovens costumam dizer “pai é tudo de bom”.
O pai, muitas vezes injustiçado, vitima de incompreensões, mágoas e frustrações dos filhos é o mesmo que sempre nos socorre nos momentos difíceis, vibra nas vitórias e zela pelo nosso bem-estar. Orgulha-se dos mínimos avanços de cada filho como se fosse sua própria conquista, mesmo que às vezes incompreendido diante da necessidade de expor suas orientações ou mesmo de impor sua experiência de vida, ele não desanima. Ele tem a sabedoria de sofrer calado diante da falta de compreensão e a revolta dos filhos, releva como se fosse apenas um impulso da juventude. Segue firme e forte, auxilia e orienta como um verdadeiro líder na condução do filho por caminhos de elevados princípios.
O papel de pai é indelegável e, portanto, exige amor, dedicação, paciência e sacrifício. Essas características são evidentes em nossos pais, entretanto não lhes atribuímos o verdadeiro valor, já que estão sempre a nossa disposição e os consideramos parte de nossa vida, quando na verdade, somos frutos do seu esforço e dedicação para o nosso bem-estar e deveríamos agradecê-lo diariamente. Precisamos lembrar que o bom pai é fruto do trabalho pessoal de aperfeiçoamento e crescimento humano, e que ele espera de nós o mesmo esforço de automelhoramento. Embora seja de valor incalculável melhorar-se não é um esforço que todos estão dispostos a fazer, no entanto, os pais o fazem por amor aos filhos.
Por mais que tentamos definir um pai, sequer conseguiremos nos aproximar do que ele é. Não é por falta de capacidade de traduzir o significado de pai, mas porque ele, vai além de qualquer palavra, incluindo a palavra amor. E amor, apesar de ser o mais belo e profundo sentimento, não é suficiente para traduzir tudo o que sentimos. O significado de pai é pessoal, indefinível, mas naturalmente simples, que quando os filhos dizem pai é tudo de bom, podemos compreender com facilidade o sentimento que querem expressar.
O interessante de se tornar pai, ou mãe, que é a lado feminino deste mesmo amor, é que só então compreendemos o quanto foi difícil para nossos pais serem inflexíveis diante dos nossos erros, como foi importante aquela advertência que tanto nos magoou e por quantos caminhos errados evitamos por medo do castigo ou da palmada. Embora hoje a palmada educativa ser considerado um instrumento proibido, ela já evitou muitos sofrimentos, era uma espécie de vacina que muitos pais precisaram aplicar nos filhos para evitar um mal maior.
Neste dias dos pais todo o agradecimento possível deve ser expresso, todos seus eventuais erros devem ser esquecidos, pois a alegria e a vida de um pai se perpetua nos filhos, uma vez que todas as suas ações foram para nos transformar em pessoas melhores. O processo de automelhoria exige esforço próprio, algo que depende exclusivamente de nossa vontade interior, mesmo com todo o incentivo do pai seja um trabalho individual. Como um auxiliar Divino, o pai sabe disso e está sempre pronto a nos auxiliar, a nos amparar, levantar nas quedas, incentivando-nos a ultrapassar os obstáculos do crescimento.
O importante é expressar todo o amor ao pai, não somente neste dia, mas em todos os dias de nossa existência, assim como devemos fazer com o Pai Maior, que em sua infinita bondade nos permite conviver com este mestre na terra, sempre pronto a nos orientar e conduzir por caminhos melhores. Ser pai é maravilhoso, porém exige responsabilidade e esforço. Responsabilidade pelas atitudes e exemplos aos filhos diante das dificuldades da vida e esforço para manter-se forte no caminho do amor, dos bons princípios e do crescimento pessoal perante um mundo cada dia mais adverso.
O domingo dos pais tem que ser de festa, alegria, agradecimento, harmonia e amor, independente dos problemas a resolver, das mágoas a digerir, pois os pais merecem e desejam isso. Nosso dever é fazer isso acontecer, tornar-se o instrumento de união e alegria, demonstrando amor e gratidão a esta pessoa tão importante na vida de cada um de nós. Da mesma forma não podemos esquecer-nos do nosso Pai Maior que nos proporciona tantas alegrias e oportunidades de crescimento, rogando sua benção a todos os pais da terra. Aos pais, o meu desejo de um dia pleno de felicidade e harmonia familiar. Feliz dia dos pais.

veja também:
Meu PAI é o Cara
Homenagem aos Pais,
Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 05/08/2010
Alterado em 05/08/2010
Comentários
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links