Precisamos de Motivação.
Curiosamente, nas últimas semanas tenho recebido e-mails de alguns leitores solicitando para que eu escrevesse sobre temas relacionados as adversidades diárias, já que a vida anda muito difícil, tanto no âmbito profissional, como no afetivo ou social. Algumas das características comuns destes pedidos são as queixas pela falta de disposição para prosseguir na jornada pessoal, da descrença em continuar lutando diante das injustiças e mazelas do mundo, e ultima análise a desmotivação total.
Diante desse tipo de pedido, não tem muito que fazer a não ser dizer para os necessitados que “ninguém motiva ninguém”, que a motivação é um estado interior que precisa ser cultivado e fundamentalmente administrado. Mas, não nego a utilidade de uma palavra amiga, de um incentivo e apoio nos momentos difíceis, aliás, são atitudes mais que solidárias ou de educação, são ações necessárias para energizar o outro e assim incentivá-lo a seguir em frente.
O importante é aprender a evitar rotinas e armadilhas que nos levam ao desânimo, por isso falo em saber administrar a motivação. Além de cultivar um espírito elevado, esperançoso, confiante é preciso saber fugir de situações que nos empurram para a desmotivação, a apatia e a descrença. Evitar pessoas e situações desmotivadoras é o primeiro passo para não se deixar contaminar pela desmotivação, pois quando nos relacionamos com pessoas pessimistas, especialmente com maior intensidade ou freqüência, naturalmente acabamos influenciados e logo passamos a agir e assimilar o mesmo padrão de pensamento.
Tenho absoluta convicção que jamais podemos negar ajuda as pessoas que necessitam do nosso apoio, porém não podemos nos deixar levar pela negatividade que os cerca, sob pena de engrossarmos o exército dos que nada podem, tudo é difícil, enfim são desmotivadas vitimas de si mesmos. São pessoas pré-dispostas ao sofrimento pela falta de confiança, pelo negativismo e consequentemente colhem as amarguras das próprias atitudes. Na verdade, são o resultado de sua desesperança, do seu modo de encarar a vida e principalmente da falta de iniciativa e confiança.
Pessoas contaminadas pela desmotivação não encontram a cura na palavra amiga dos que a cercam, pelo contrário, sentem-se ofendidos ou até humilhados quando alguém os orienta a mudar de atitude. Tudo o que necessitam está nelas mesmas e se resume em adotar uma nova postura diante da vida, requer que tomem uma atitude definitiva, pois são viciados no vitimismo, na negatividade, assim como aos doentes pelo vício da bebida e outros. É preciso mudar de atitude, de padrão de pensamento para alcançar um novo estágio de bem-estar. A Motivação, como a própria palavra já diz, requer motivos para agir, e essa razão para a ação é de caráter intimo, por isso não acredito que seja possível motivar profundamente alguém através de um texto. O máximo que se pode conseguir é estimular esse individuo para a ação, a agir em seu próprio beneficio, procurando fazer o que precisa ser feito. Tudo o que um texto, uma palavra amiga ou gesto podem fazer é momentâneo, e o seu verdadeiro valor está em servir de degrau para a próxima ação ou no mínimo para não retroceder. O importante é descobrir que o nos motiva e o que nos desmotiva em nosso cotidiano, obviamente que não é possível abolir as frustrações e problemas do dia-a-dia, mas é possível minimizar a importância dos aborrecimentos e maximizar as alegrias diante de um comportamento mais otimista e autoprotetor.
Autoproteger-se não é ser mesquinho ou egoísta, é apenas evitar ou não atribuir valor superior às dificuldades em detrimento as coisas boas da vida. Saber administrar as adversidades é fundamental para manter-se motivado, o importante é perceber que ao alimentarmos ou remoermos os aborrecimentos, estamos reforçando sua importância e consequentemente diminuindo as coisas boas que diariamente ocorrem na vida de todos nós, mesmo que estejamos viciados em ver somente o lado difícil do dia.
Entendo a importância de uma palavra motivadora, principalmente para nos remover do estágio do pessimismo, bem como na importância de renovar o espírito com comportamentos e mensagens positivas, porém não se iluda em buscar no exterior a motivação para viver melhor, pois esta se encontra instalada no íntimo de cada um. Todavia, o segredo é saber alimentá-la diariamente para que se fortaleça, se multiplique e torne exemplo para os infelizes e pessimistas.
O pessimismo é um vicio que deve ser combatido como se combate o uso do álcool, do crack ou da maconha, da mesma forma que a cura somente ocorre diante da firme decisão de mudar de atitude, de abandonar o antigo padrão de pensamento negativo. As adversidades são parte da vida, e é impossível negá-las, porém para uma pessoa entusiasmada, motivada, representam oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento e superação, enquanto para a desanimada, pessimista, é castigo e sofrimento. Mude e assuma uma postura mais positiva diante da vida, que viver se tornará um continuo momento de crescimento e felicidade. Boa semana.
Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 08/04/2010
Alterado em 09/04/2015