Jair A. Pauletto
O Singular do Plural
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links
Textos

Renovação da Esperança.

 

De repente, todos param e aguardam, ansiosos, a contagem regressiva. Nos últimos dez segundos a adrenalina aumenta, vai aumentando, aumentando e explode no décimo segundo, juntamente com milhões de outros esperançosos. E assim, inicia-se mais um novo ano, no qual depositamos novas esperanças, sonhos e projetos a conquistar. Um acontecimento mundial que, mesmo os que não seguem o calendário juliano renovam suas esperanças através de um sentimento que aflora no coração humano, energizando todo o planeta.

No entanto, com o passar dos meses, surgem alguns obstáculos e aos poucos essa esperança que é o alimento primordial para a motivação vai diminuindo. Para a grande maioria, não chega sequer até a metade do ano. Inclusive, essas pessoas são as primeiras a manifestarem o desejo que um novo ano se inicie, justamente para se contaminarem novamente com as boas energias de ano novo.

Este comportamento pode ser compreendido, uma vez que manter a motivação está cada dia mais difícil. Os obstáculos se apresentam de várias formas nos momentos mais inesperados, sugando nossas energias como um aspirador suga o pó. Esses desafios devem ser considerados quando estabelecermos as metas, porque sabemos que de alguma forma vão se apresentar. Nós, conhecedores desta realidade podemos estabelecer estratégias para melhor enfrentá-los, assim nos fortalecemos para superá-los, como se fosse um programa de treinamento físico para um atleta vencer uma certa competição, só que de forma mental, desenvolvendo o autoconhecimento e adotando bons hábitos.

Não se alcança boa vitória sem estabelecer metas, criar sonhos, sem inventar objetivos, fazer planos e trabalhar por eles. Se não tivermos para onde ir gastaremos muita energia sem chegar a lugar algum, e quando nos dermos conta disso, já estaremos cansados e perdidos, percorrendo um caminho qualquer, sem saber que rumo tomar.

Somos dotados de capacidades suficientes para superarmos os mais difíceis obstáculos, desde que tenhamos fé. Acreditar sempre, esmorecer jamais, este é o segredo de prosperar, no entanto, sem esperança não teremos sequer disposição para iniciar a jornada. A esperança é uma espécie de pré-prazer, na qual obtemos a energia para caminhar em direção ao objetivo, pois alcançá-lo significa obter prazer, satisfação e felicidade.

Nossos sonhos podem ser ousados, possíveis, desafiantes, já que temos todas as condições para concretizá-los, mas é claro que precisamos de esforço, dedicação e principalmente perseverança. Para isso é fundamental a autoconfiança, que por sua vez se fortalece no autoconhecimento e na fé. A fé requer acreditar no invisível, no Alto e em si mesmo, sabendo que quem nos dá a capacidade de sonhar nos provê das condições para que possamos concretizá-las. Não acreditar que Deus nos dá ferramentas para alcançar os sonhos, que Ele nos permite sonhar é crer que Deus é sádico, e ao que me parece, isso seria um grande absurdo, o segredo está em saber usar essas ferramentas.

Às vezes esperamos iniciar vida nova no Ano Novo, no entanto, nem sempre é isso que ocorre, pois ano novo é continuidade de um ciclo que não traz vida nova, mas com certeza trás renovação. Renovação é poder construir sobre experiências, erros e acertos do passado, o que nos poupa tempo de aprendizado, nos adianta na caminhada evolutiva. Portanto, receba o novo ano com alegria e agradeça a nova oportunidade que se apresenta, cheia de possibilidades para evoluir, construir um mundo melhor e ser mais feliz.

Parar a espera das energias renovadoras do Ano Novo é saudável e revigorante. Neste momento milhões de pessoas elevam seus de pensamentos e por poucos minutos envoltos nesta energia, o sonho mais ousado fica ao alcance das mãos. Aquela paixão vira um sólido amor eterno, nesta hora tudo parece possível sem grande esforço. A ocasião é propicia, pois nosso inconsciente capta o momento positivo e ao somar-se com nosso pensamento receptivo e otimista, gera uma incrível motivação.  Embora em intensidade diferente, a todo o momento somos bombardeados por energias externas, se soubermos manter nosso pensamento elevado captaremos somente boas energias, então todo dia será ano novo. 

Diante disso, quando aquela nuvem indesejada tapar o seu sol, lembre-se que é possível sintonizar nosso pensamento com energias melhores, e resgatar a "motivação de ano novo", pois mesmo sob as nuvens sabemos que o sol existe. Aguardamos doze meses para nos energizarmos com o ano novo, embora  possamos fazê-lo a qualquer momento, contudo é no amanhecer de cada dia que devemos religar as energias, sonhos, objetivos e metas de ano novo, assim mantemo-nos energizados e firmes no caminho que nos levará a vitória. Feliz Ano Novo!

 

Jaìr A Paùlétto
Enviado por Jaìr A Paùlétto em 30/12/2008
Alterado em 28/12/2013
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links