Momentos difíceis são comuns na vida de qualquer ser humano, sendo que a freqüência pode variar e a habilidade de enfrentá-los, certamente é algo que podemos sempre aperfeiçoar. Alguns têm esta capacidade tão desenvolvida, que até mesmo nos momentos mais difíceis e prolongados, conseguem anulá-los com aparente facilidade.Queria ter essa facilidade super desenvolvida, não apenas para me poupar nos momentos difíceis, mas para poder auxiliar àquelas pessoas queridas que, diante dessas adversidades tem dificuldades em superá-las. Não sou um exemplo de “bom samaritano” ou um sujeito tomado pelo orgulho, mas após tentar várias alternativas, sinto-me totalmente frustrado em observar o sofrimento e não mais vislumbrar maneiras para ajudar.
Imagino o quanto me sentiria feliz se possuísse essa capacidade, mas ficaria igualmente satisfeito em poder ensiná-las a essas pessoas, embora saiba que a caminhada é individual e os obstáculos fazem parte do crescimento, além do mais, não sou capacitado tecnicamente para isso, como é um profissional que cuida destes aspectos psicológicos, por exemplo.
Faço esse desabafo, pois venho acompanhando a luta de uma pessoa querida contras esses momentos de dificuldade. Diz ela que está em crise, referindo-se ao longo tempo em que essa batalha vem acontecendo. Ocorre que as crises são o momento certo para criar as condições para a vida que se quer viver, possa surgir. A crise sempre é uma oportunidade, seja qual aspecto for, é sempre uma ocasião propícia para mudar o que se esta vivendo.
A palavra crise é oriunda do latim. É equivalente a palavra vento. O vento por sua vez, pode ser meteorologicamente definido como uma corrente de ar resultante de diferenças de pressão atmosférica, proveniente na maioria dos casos de variações de temperatura.Ou seja, é exatamente o que acontece conosco quando estamos em crise. Mas sabemos que o vento passa, mesmo quando as rajadas vêm acompanhadas de chuvas e trovoadas, o sol e a brisa suave sempre retornam.
Após uma crise, sempre se passa para um novo estágio, não existe a possibilidade de retorno aos antigos estágios. Uma vez ultrapassada, nos elevamos e não há necessidade de repetir o aprendizado, é como estar na escola e passar de uma série para outra. Uma vez assimilado o conteúdo, ele será útil e necessário para todas as outras séries seguintes, do contrário, não passaremos de ano e o mesmo conteúdo será apresentado novamente no ano seguinte, e assim, isto se repetirá até o momento que aprendermos o suficiente para ingressarmos num estágio superior. É assim que vejo as crises pessoais, um aprendizado que uma vez superado nos capacita a ingressarmos níveis superiores, de bem estar e felicidade.
Quando estamos em crise, temos dificuldades para admitir erros, em aceitar novos pontos de vista, enfim, nos tornamos céticos. Assim mesmo, é preciso acreditar que podemos a qualquer momento decidir o próprio destino. Isso pode até parecer uma responsabilidade assustadora, mas se errarmos, sempre teremos o momento seguinte para novamente decidir o que se quer. Mesmo tendo dificuldade em acreditar, precisamos ter a humildade de permitir que alguém externo a crise possa nos orientar e até nos conduzir passo a passo, rumo a um futuro melhor.
Podemos estar vivendo a pior crise, mas não podemos esquecer que somos um ecossistema, isto é, temos muitos fatores ligados e necessários ao nosso bem estar. Estes podem parecer desnecessários ou, muitas vezes, até frágeis, mas não podemos sobrevier sem eles. Seria como se eliminássemos a água do ambiente, certamente colocaríamos muitas vidas em risco, desequilibrando-o e, conseqüentemente, obrigando seus habitantes a procurarem um novo habitat. Portanto, não podemos esquecer que não fomos criados para vivermos isolados, não somos tão auto-suficientes e capazes, quanto às vezes pensamos ser, embora subtilizemos muitas de nossas capacidades.
Devemos aceitar a crise, mas sem nos entregarmos, sem deixar que ela nos paralise, embora seja uma ótima oportunidade de mudar a situação que nos encontramos e dar novos passos, rumo a uma vida melhor Deve ser tratada apenas como um aprendizado a ser assimilado, uma oportunidade de crescimento e autodescoberta. Espero que, quando estiveres diante de um momento difícil ou uma crise em sua vida, você possa ter a lucidez de enfrentá-lo com coragem e a certeza de que poderá vencê-lo, sair mais forte e preparado para viver dias mais felizes. Pense nisso.